Itanhaém é um município da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. É a segunda cidade mais antiga do Brasil.
A sua população estimada em 2011 era de 88 214 habitantes e a área é de 599,017 km²,
o que resulta numa densidade demográfica de 147,27 habitantes por quilômetro quadrado.

Em 1532, o Rei de Portugal enviou uma expedição às suas terras no Continente Americano, visando a colonização e fundação dos primeiros núcleos populacionais europeus ali.
Assim, segundo a tradição e a hipótese mais provável, como atestam Paulino de Almeida, Pedro Taques e frei Vicente do Salvador entre outros historiadores gabaritados, Martim Afonso de Sousa, líder desta expedição, durante os dois anos em que permaneceu na região de São Vicente, teria fundado o núcleo original da cidade de Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 1532, à margem oriental da foz do Rio Itanhaém, sob os pés do Morro do Itaguaçu sendo, portanto,o segundo núcleo populacional criado pelos colonizadores portugueses no território brasileiro.

Outras teorias, menos comprovadas e aceitas, afirmam que Itanhaém fora fundada algumas décadas mais tarde pelosportugueses João Rodrigues Castelhano e Cristóvão Gonçalves, ou por Antônio Soares, ou ainda por Pedro Namorado Frei Gaspar da Madre de Deus, não teria achado nenhuma povoação ao arredor da foz do Rio Itanhaém em 1555.
É certo, porém, que o povoado de Itanhaém já existia em, pelo menos, 1561, quando documentação histórica oficial eleva o povoado local já existente à categoria de Vila.
O Mapa mais antigo conhecido até o momento, que mostra a existência de Itanhaém é de 1597.

O povoado surgiu aos pés do "Convento Nossa Senhora da Conceição",
o qual foi construído estrategicamente no alto do Morro do Itaguaçu,
ficando a Vila aproximadamente onde hoje está a Praça Doutor Carlos Botelho, em um local que, na época, ficava às margens do antigo leito do Rio Itanhaém.
Esta localização original era estratégica, visando a que os moradores, em caso de ataque de índios inimigos,pudessem se refugiar e defender do alto do morro.
A povoação foi elevada a categoria de Vila em abril de 1561 pelo capitão-mor Francisco de Morais, sendo então nomeada "Vila Conceição de Itanhaém", passando a ter sua própria Câmara Legislativa, e o primeiro núcleo político, os quais existem continuamente desde então até hoje.
É possível que parte das paredes originais da Casa de Câmara e Cadeia existente até hoje datem desta época.

  

 

Topo