Olhando para o alvo (Is 45:22; Hb 12:2)

O olhar é algo dominante na vida de um ser humano, capaz de produzir efeito maléfico ou benéfico. Um simples olhar pode mudar completamente o curso de uma pessoa ou pessoas. O olhar da mulher de Ló levou à sua destruição instantaneamente (Gn 19;16). O olhar de Acã provocou o fracasso dele e de toda a sua família (Js 7:21,24,25). O olhar de Eva trouxe a perdição para toda a humanidade, por isso a Bíblia disse que todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus (Gn 3:6; Rm 3:23).

Quatro principais olhares:

     a – Olhar Imprudente: O rei David olhou para a esposa do seu soldado, enquanto ela se banhava, isso originou um adultério e um homicídio e o resutado final foi uma desgraça familiar.

     b – Olhar Defensivo: Uma certa mulher matou seu bébé enquanto dormia, ela apanhou a criança da vizinha e pôs o seu filho morto ao lado da mulher, quando a mulher mãe da criança viva, viu o menino morto ao seu lado, reconheceu que que nâo era o seu e levou-o ao rei Salomão para julgar a causa, agora as duas diziam ser mãe do bébé vivo. Salomão teve uma idéia de partir o menino ao meio, a verdadeira mãe viu que seu filho ia ser morto, gritou dizendo: “entrega meu filho para a falsa mãe, pois é melhor ver meu filho com a falsa mãe do que vê-lo morto.” Este olhar livrou a criança da morte.

     c – Olhar de Providência: Deus pediu a Abraão o seu filho em sacrifício e antes que Isaac fosse imolado, Abraão viu um cordeiro amarrado pelos chifres, este foi providenciado por Deus para ser oferecido em lugar de Isaac.

    d – Olhar de Salvação: Quando Deus tirou os israelitas do Egito, encontrando-se eles no deserto começaram a murmurar contra Deus e Moisés, esquecendo-se dos benefícios que Deus havía-lhes proporcionado, isto provocou a ira de Deus que enviou uma praga de serpentes, causando a morte de muitas pessoas. O povo clamou  e Deus em resposta mandou fazer uma serpente de bronze e erguê-la numa haste e todos os que foram picados por serpente que olhassem para a serpente de bronze seriam salvos. Esta serpente de bronze era um tipo de Jesus na cruz. A serpente ou antiga serpente é um dos nomes de Satanás (Ap 12:9). O veneno das serpentes no deserto representa o pecado provocado por Satanás que tem efeito mortal na vida dos murmuradores sendo possével, cortar o veneno se houver reconhecimento, arrependimento e confissão, desta forma pode olhar firmemente para Jesus e ser salvo (Hb 12:2).

“Esquecendo das coisas que para trás ficam.”

altPr. Presidente Pastor Milton Novais dos Santos

Topo