DOENÇA NA ALMA TEM CURA... ( Mt 11:28-30)

{idkey=7214b0[url=http%3A%2F%2Fwww.iadmt.com%2Findex.php%2Freflexoes%2F225-doenca-na-alma-tem-cura-mt-1128-30][title=DOEN%C3%87A+NA+ALMA+TEM+CURA...+%28+Mt+11%3A28-30%29][desc=]}{cmp_start idkey=8316[url=http%3A%2F%2Fwww.iadmt.com%2Findex.php%2Freflexoes%2F225-doenca-na-alma-tem-cura-mt-1128-30][title=DOEN%C3%87A+NA+ALMA+TEM+CURA...+%28+Mt+11%3A28-30%29][desc=]}

A alma é a parte imaterial do ser humano que faz ter ciência de si mesmo. É por intermédio da alma que o homem tem intelecto, sentimento e vontade. é o livre-arbítrio (vontade própria) da alma que permite o espírito humano ligar-se a Deus, pois o espírito do homem é sujeito ao homem (alma) I Co 14:32.
Com a alma doente, pode-se bloquear o acesso do homem a Deus e também algo que venha de Deus.

De acordo com os versículos acima citados, o homem sem Deus está com a alma doente e este, vive em busca de remédio e o único remédio é Cristo. Jesus disse: "os sãos não necessitam de remédios mas sim os doentes."  Por isso Ele diz: vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos (doentes de alma) que eu vos aliviarei e encontrareis saúde para vossas almas.

Existe uma doença na alma que pode ser provocada por si mesmo ou por outras pessoas e pode ser atingida a um crente ou não crente. O profeta Elias foi vítima da doença na alma quando Jezabel lhe perseguia por ter desafiado os profetas de Baal, isso angustiou o seu coração a ponto de pedir a morte (estava doente na alma) mas foi curado quando Deus lhe apareceu fazendo uma promessa. Jesus foi ferido na alma no jardim do Getsemani pois estava consciente do seu sofrimento a partir daquele momento até ao calvário. A ferida na alma de Jesus era profunda da tal forma que o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Esta doença pode provocar bloqueio, Elias pediu a morte, Jesus pediu para se livrar do cálice de amargura (sofrimento da cruz).

Outra doença da alma é uma doença crónica causada por traumas de infância, frustrações, complexos, má formação do carácter, más companhias, etc...

Esta deficiência da personalidade pode permanecer na vida da pessoa mesmo depois de crente. De acordo com At 5:1-10, Ananias e Safira trouxeram alguns hábitos que lhes acompanhavam antes de serem cristãos, certamente a mania de grandeza, mentiras e outras mais, esta doença tem um domínio secreto silencioso que o paciente não percebe, é como um caroço que provoca alterações hormonais com intensidade causando conflitos emocionais. A pessoa não aceita ser o que é e nunca se sente satisfeita com o que tem, o indivíduo é insaciável.

Há quatro passos a serem dados para alcançar a cura:

    1º Passo

É diagnosticar-se. O paciente deve fazer uma auto-análise, levando em consideração os sintomas emocionais, sociais e psicológicos, sendo sincero consigo mesmo.

     2º Passo

É por a vontade em acção absoluta. Acima de tudo a vontade de ser curada e deve assumir o comando.

    Passo

É ter a coragem de enfrentar todos os obstáculos, tais como: medo, vergonha, pessoas opostas, rejeições, etc...

    4º Passo

É focalizar o objectivo acima de tudo - "O de ser curado".
A primeira prova da cura é aceitar-se a si mesmo, a Bíblia diz que devemos amar a nós mesmos como amamos o próximo. Se alguém não se ama a si mesmo, estará ensinando as outras a não lhe amar.

Se a pessoa se auto ama, estará abrindo espaço para ser amado, isto acontece com quem tem saúde na alma.

Pastor Presidente Milton Novais dos Santos

{cmp_end}{cmp_comments idkey='8316c'[url=http%3A%2F%2Fwww.iadmt.com%2Findex.php%2Freflexoes%2F225-doenca-na-alma-tem-cura-mt-1128-30]}{idkey=7214b1[url=http%3A%2F%2Fwww.iadmt.com%2Findex.php%2Freflexoes%2F225-doenca-na-alma-tem-cura-mt-1128-30][title=DOEN%C3%87A+NA+ALMA+TEM+CURA...+%28+Mt+11%3A28-30%29][desc=]}{idkey='7214c'[url=http%3A%2F%2Fwww.iadmt.com%2Findex.php%2Freflexoes%2F225-doenca-na-alma-tem-cura-mt-1128-30]}
Topo