EM BUSCA DA OVELHA PERDIDA

O salmista David antes de ser rei era pastor de ovelhas. Este ofício prático serviu para que ele reconhecesse espiritualmente que Deus era o seu Pastor.

David sabia perfeitamente quais seriam os cuidados especiais que um pastor deveria ter  por uma ovelha.

No Salmo 23 David louva a Deus dizendo:

“O Senhor é o meu Pastor”, por isso, David se sentia altamente protegido para poder banquetear-se na presença de seus inimigos. Mas que inimigos seriam estes?

De acordo com a parábola de Jesus no Evangelho de João no capítulo 10, esses inimigos são ladrões, salteadores, lobos e mercenários. Veja suas definições:

 

1. 1    O Ladrão:  É o elemento que furta secretamente evitando alarmes. Este facto é representado quando crentes seduzidos e enganados com palavras mansas e persuasivas, como aconteceu com Eva no jardim Éden diante da serpente (Satanás). Infelizmente, muitos já foram enganados e perderam os seus valores morais e espirituais.

 

2. 2    O Salteador: É um assaltante que grita para intimidar a vítima, ameaçando e determinando violentamente. Muitos crente foram destruídos no passado por determinadas leis e regimes de homens corruptos. Esta história se repete continuamente ainda hoje.

 

3.  3   O Lobo: É um animal carnívoro, violento que procura ovelhas desgarradas para devorar. Há muitos crente que por circunstância qualquer se afastaram de Jesus, o Supremo Pastor e passam agora a serem presas fáceis do lobo feroz (Satanás) que veio para matar, roubar e destruir.

 

4. 4    O Mercenário: É um indivíduo que foi contratado para trabalhar mas, não visa nenhuma bondade ao próximo. É o egoísta que só objectiva o seu próprio lucro. Não tem amor ao próximo e muito menos às ovelhas. Os mercenários são representados pelos falsos “obreiros”, falsos “pastores” cuja preocupação está apenas na “lã” da ovelha. A Bíblia diz que estes, são “amantes de si mesmos e o seu Deus é o próprio ventre” e ainda recomenda “destes afasta-te”.

 

Jesus é bom e fiel Pastor que deu

a sua vida pelas ovelhas.

Ele é a porta e nos convida dizendo:

“Eu sou a porta;

Se alguém entrar por mim,

achará pastagens”

(Jo 10:9)

 

Pastor Presidente Milton Novais dos Santos

Topo